20/09/14

A Cirurgia Bariátrica


                                                                               

Costumo dizer que sempre fui uma "gordinha" feliz... no entanto, tenho um desejo: ser mãe... Em uma de minhas consultas ao médico, fui orientada de que a perda de peso seria fundamental para atingir este objetivo.

Quando o tratamento medicamentoso e a dificuldade na mudança dos hábitos falharam na perda de peso, percebi que deveria recorrer à cirurgia bariátrica! Estava com 36 anos...E porque a cirurgia? A cirurgia seria uma ferramenta eficiente e me garantiria um ótimo resultado a médio e longo prazo. No entanto, a ideia de fazer a cirurgia foi sendo amadurecia e neste período busquei informações em sites, blogs, livros, fui à vários profissionais...
 
 
Muitas pessoas acreditam que o obeso é aquele indivíduo que não come direito, não tem força de vontade e faz tudo errado.  As pessoas acreditam que o estômago de quem é gordo é muito grande e por isso conseguem comer muito! Puro preconceito! Temos que considerar o metabolismo de cada pessoa e uma série de outros fatores que estão relacionados à obesidade.

Tive a sorte de receber a indicação da Clínica DB Saúde em especial o Dr. Rogério Mattar  e o Dr. Marcos Giansante, que foram anjos!
 
        

            

 
Minha primeira consulta com o Dr. Rogério Mattar ocorreu aproximadamente em agosto/13. Na recepção da clínica, sentia um frio na barriga só de imaginar como seria a cirurgia, pois por mais simples que seja a cirurgia, sempre corremos riscos... Achei estranho... Imaginava um lugar com poltronas bem grandes, pessoas obesas à procura de uma solução... E foi ao contrário...rsrs Encontrei pessoas magras, bonitas e aparentemente felizes! E poltronas do tamanho normal! Fui sozinha à consulta e a medida que eu ouvia as explicações do médico, tentava não criar muitas expectativas, pois já tinha tido experiências anteriores ruins com outros profissionais.
Na consulta, o Dr. Rogério gentilmente me explicou como seria a cirurgia e ao final me disse: "Parabéns, Tatiana! Sua cirurgia já começou..." Naquele momento, minhas pernas estavam moles...eu suava...e ao mesmo tempo tinha a certeza de que aquela decisão, mudaria minha vida! Saí do consultório sorrindo só de imaginar como eu seria magra! Sim, pois eu não me conhecia magra. A ideia me deixava feliz e ao mesmo tempo sentia medo de mim mesma.

Recebi todas as orientações referente à cirurgia e fui encaminhada para realização de um série de exames (sangue, endoscopia, urina, função pulmonar etc), e a avaliação de outros especialistas (Nutricionista, Cardiologista, Endocrinologista e Psicólogo). Foram muitos exames...e todos eles comprovaram que aquele era o momento certo para a realização da cirurgia.
Confesso que foi uma decisão difícil, mas a melhor e a mais sensata da minha vida! Estava aberta à mudanças. Tive o apoio de familiares e amigos (pessoais e do trabalho) em todas as fases do processo.
 


A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com o IMC acima de 40. Naquele momento, meu IMC estava em 35 e eu fazia o uso de medicamentos para o controle da pressão arterial (HAS).
Em 11/09/13 fui submetida à cirurgia bariátrica, também chamada de Gastroplastia ou ainda de redução de estômago (Gastro = estômago, plastia = plástica), que tem como objetivo a redução de peso. Fui para a cirurgia com a sensação de que minha vida nunca mais seria a mesma...e realmente não foi...rsrsrs
A cirurgia foi realizada por videolaparoscopia (significa que foram feitos pequenos cortes no abdome), através da técnica do bypass gástrico (diminuição do tamanho e da elasticidade do estômago). Nosso estômago quando vazio, têm aproximadamente a capacidade de 75 ml (até 2.000 ml com o músculo relaxado). Com a cirurgia a capacidade diminui para aproximadamente 20 a 30 ml, com uma pequena capacidade de distenção.



Como o 1º mês foi difícil! A dieta era líquida e eu me alimentava a cada 30 minutos. Só de olhar para o copinho de café (50ml) tinha dó de mim mesma... Pedia às pessoas para comerem longe de mim para não sentir vontade. Contava no calendário os dias para a mudança de cardápio, pois os alimentos foram sendo introduzidos aos poucos. Foram várias fases e o acompanhamento médico, nutricional e psicológico foram fundamentais!
No 1º mês foram aproximadamente -12 kg.
A pressão arterial estabilizou-se e o cardiologista suspendeu o medicamento no qual eu fazia o uso.






Ao longo desses meses, cheguei à conclusão de que conviver com a obesidade era na verdade, uma defesa...
A cirurgia bariátrica me possibilita ver o mundo, a vida de um outro ângulo; me possibilita novas experiências. Estou me descobrindo!  Com a perda de peso, descobri o poder da escolha (escolher as roupas que vou usar, os lugares que vou frequentar etc). Tive mudanças de hábitos comportamentais e alimentares e consequentemente mais qualidade de vida! No dia a dia, percebo o quanto minha motivação têm sido importante para o sucesso da minha cirurgia! Entendi que a obesidade é uma doença crônica,  que a cirurgia foi apenas uma ferramenta importante na perda de peso, portanto, não têm cura e é pelo resto da vida!




 



Antes da Cirurgia Bariátrica


Após a Cirurgia Bariátrica